Após a pausa estival, o ciclo “A Civilização Passa pela Mesa” regressa com o seu 4.º almoço-debate, no próximo dia 23 de setembro, às 12:30, num encontro que promete marcar o regresso à cidade e ao exercício da reflexão crítica: “Que papel para a ARTE hoje?
“Num tempo de instabilidade global e de redefinição de valores, importa refletir sobre o lugar da arte e dos artistas na sociedade contemporânea. Deve a arte assumir uma posição? Ter um papel ativo? Ou preservar-se como espaço de liberdade e experimentação?”, questiona António Martins da Costa, Presidente do Círculo Eça de Queiroz.
O debate contará com a presença de Filipa Oliveira e Fernanda Fragateiro, duas figuras incontornáveis da cena artística contemporânea, que partilharão visões distintas e complementares sobre os dilemas e as possibilidades da arte no século XXI. A moderação ficará a cargo de Fernando Figueiredo Ribeiro, colecionador de arte contemporânea e membro da Direção do Círculo Eça de Queiroz, garantindo uma conversa esclarecedora, viva e acessível.
Filipa Oliveira, Diretora do Museu Nacional de Arte Contemporânea – Museu do Chiado, é curadora e crítica com um percurso internacional destacado, tendo dirigido a Bienal de Manifesta Barcelona (2024) e a Bienal de Coimbra (2021/22), além de colaborar regularmente com instituições de referência na Europa.
Fernanda Fragateiro é uma artista plástica que explora os limites entre escultura, arquitetura e cidade, refletindo sobre o legado do modernismo. Com obras em coleções como a Fundação Calouste Gulbenkian, Museu de Arte Contemporânea de Serralves e The Ella Fontanals Cisneros Collection (Miami), recebeu o Prémio da Associação Internacional de Críticos de Arte.
Segundo António Martins da Costa, “mais do que um debate, este será um momento de partilha e escuta, onde a arte surge como catalisador de pensamento crítico e de encontro entre diferentes perspetivas”. Num ambiente próximo e informal, os participantes terão oportunidade de conhecer projetos emblemáticos, ouvir experiências concretas e refletir sobre o papel da criação artística na sociedade contemporânea.
O evento terá lugar no próximo 23 de setembro e é exclusivo para Sócios do Círculo Eça de Queiroz e seus convidados. As reservas podem ser feitas individualmente ou mediante a reserva de mesa, através dos seguintes contactos: geral@circuloecadequeiroz.pt | 96 036 46 85