Drones, algoritmos e desinformação: nova face da guerra debate-se à mesa no Círculo Eça de Queiroz


“Como se faz a nova Guerra?” é o tema do segundo almoço do ciclo “A Civilização Passa pela Mesa”, promovido pelo Círculo Eça de Queiroz, que se realiza no próximo dia 4 de julho, às 12:30.

O debate contará com a participação de Nuno Severiano Teixeira, professor catedrático, presidente do Instituto Português de Relações Internacionais e ex-Ministro da Defesa e da Administração Interna, do General Luís Valença Pinto, ex-Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas e presidente da EuroDefense Portugal, e de José Neves, Presidente da AED, Cluster Português para as Indústrias de Aeronáutica, Espaço e Defesa. Juntos, conduzirão os presentes por esta nova lógica do conflito moderno, cruzando perspetivas militares, políticas e tecnológicas.

“Vivemos um tempo em que os conflitos armados mudaram profundamente”, afirma António Martins da Costa, Presidente do Círculo Eça de Queiroz. “A proliferação de drones autónomos, os ciberataques, a Inteligência Artificial e as campanhas de desinformação criaram uma realidade híbrida, remota e invisível – mas não menos letal. Já não falamos apenas de forças no terreno ou de armas convencionais, mas de um novo paradigma que coloca desafios éticos e políticos urgentes. É justamente sobre esta transformação que queremos refletir neste encontro”, explica.

Com este encontro, o Círculo Eça de Queiroz reforça o seu compromisso com a criação de espaços de reflexão sobre os grandes temas contemporâneos, num ambiente informal, mas intelectualmente exigente, onde a boa mesa continua a ser ponto de partida para o pensamento e o debate.

“O Círculo Eça de Queiroz existe para cultivar a convivência entre o prazer da mesa e o gosto pela reflexão. Com o ciclo “A Civilização Passa pela Mesa” pretendemos, precisamente, pôr em diálogo esses dois pilares da nossa identidade: a hospitalidade que aproxima as pessoas e o debate de ideias que as faz crescer. Ao escolher temas decisivos para o nosso tempo reafirmamos a missão do Círculo de promover uma cidadania culta, crítica e aberta ao mundo”, afirma o Presidente do Círculo Eça de Queiroz.

O almoço é exclusivo para Sócios e seus Convidados, podendo os Sócios fazer a reserva a nível individual ou optar por reservar uma mesa para si e para seus convidados. As reservas, como habitualmente, devem ser feitas quanto antes para: geral@circuloecadequeiroz.pt | 96 036 46 85.